sábado, 22 de novembro de 2008

Oceania - O Continente Isolado


A Oceania é o continente mais isolado do mundo e essa barreira geográfica fez com que esse fosse o último a ser descoberto pelos Europeus. Devido a esse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como o mundo novo.
Este continente é composto pela Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné. A configuração dele corresponde a um enorme arquipélago que tem sua formação a partir de erupções vulcânicas. A Oceania é cercada pelo Oceano Índico a oeste e Pacífico a norte, leste e sul.
Possui uma área de 8,4 milhões de km2, e essa abrange todos os hemisférios, o maior país do continente é a Austrália, além desse existem várias ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico.
Embora as ilhas da Oceania não formem um continente verdadeiro, Oceania as vezes é associada com o continente da Austrália ou com a Australásia, com o propósito de dividir o planeta em agrupamentos continentais. É o menor "continente" em área e o segundo menor (após a Antártica) em população.
A Austrália é considerada uma ilha-continente situado entre o Pacífico e o Índico com uma área de 7,6 milhões de km2 que representa 90% do total da Oceania.

Informações Importantes


● A área da Oceania é de 8.480.355 km². Em área é o menor continente do mundo.

● O maior, mais populoso e mais desenvolvido país da Oceania é a Austrália. As terras deste país correspondem a, aproximadamente, 90% do continente. O segundo pais mais desenvolvido da Oceania é a Nova Zelândia.

● O inglês é o idioma mais falado no continente. Além da língua inglesa, o francês e os dialetos nativos também são falados no continente.

● As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália: Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth.

● Países independentes da Oceania: Austrália, Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Estados Federados da Micronésia, Nauru, Niue, Nova Zelândia, Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Timor-Leste, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, e Polinésia Francesa.

● Países dependentes: Ilhas Marianas (dominadas pelos EUA), IIhas Carolinas (dominadas pela Micronésia), Nova Caledônia (dominada pela França), Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália) , Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia), Terra Adélia (dominada pela França) e Samoa Americana (dominada pelos EUA).

● Com relação ao clima da Oceania podemos destacar a presença do clima desértico na parte interior da Austrália. Em grande parte das ilhas do continente destaca-se o clima tropical.

Bandeiras


Fauna e Flora


A fauna da Oceania é caracterizada por uma grande variedade de espécies animais, porém os marsupiais se destacam. Na Austrália, por exemplo, há uma grande quantidade de Cangurus. Inclusivo este animal é o símbolo do país. Outros animais típicos da Oceania: coala, dingo, cacatua, diabo da tasmania, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari.
Na flora da Oceania, exceto na região desértica da Austrália, destacam-se a presença de florestas tropicais.

Relevo e Hidrografia


A hidrografia australiana apresenta muitos rios temporários, por causa da aridez do clima. Os principais rios (Darling, Murray), perenes, são encontrados no sudeste do país.

O relevo australiano pode ser dividido em três partes:

Cadeias montanhosas no leste (cordilheira Australiana ou Grande Cadeia Divisória), com o ponto mais alto do país, o Monte Kociusko (2.391 m).

Planalto Ocidental: terrenos cristalinos de baixas altitudes (600 m).

Planícies e depressões centrais, compostas ao norte pela Grande Bacia Artesiana, onde está o lago Eyre, e atravessadas pelos rios Murray e Darling, os mais importantes da Austrália.

Biodiversidade


Na oceania, os orangotangos e o rinoceronte de Java são cada vez mais raros, entrando também na lista dos mais ameaçados.
Papua Nova Guiné contém mais de 5% da biodiversidade mundial em menos de 1% da área total do mundo. Nova Guiné compartilha diversas espécies e famílias com a Austrália e a região leste da Ásia, porém é rica em espécies endêmicas locais. A endemicidade resulta do isolamento montanhoso, topográfico e da heterogeneidade do habitat, dos altos índices de perturbação ambiental e da abundancia de chuva fora da estação. Papua Nova Guiné possui de 15.000 a 21.000 plantas, 3.000 espécies de orquídeas, 800 espécies de corais, 600 espécies de peixes, 250 espécies de mamíferos, 760 espécies de pássaros e 8 espécies de dendrolagus, 84 espécies de animais são endêmicas.

Turismo


No continente australiano o turista pode visitar: a cidade de Majuro, no atoll do mesmo nome, pertencendo aos Marshall Islands; a cidade de Honiara, capital dos Solomon Island; a localidade pequena de Fongafale (Tuvalu), no atoll de Funafuti; as praias paradisíacas do console de Upalu (Samoa); a cidade do porto de Vila (Port Vila), capital de Vanuatu; os consoles de Fiyi (Fidji ou Fiji), com suas costas fantásticas, seus recifes do chorale e dos seus montes, um lugar ideal para a prática dos esportes de água assim como para trekking, a escamação e as excursões na bicicleta e no 4×4; o arquipélago de Vavau (camada), um paraíso para o navegador, onde junho e outubro - para o aparearse - coincida entre as baleias hunchbacked (origem do Antarctic); a grande barreira dos Chorales (grande recife de barreira) de Austrália, de 2.200 quilômetros do comprimento, em que é possível ser chegado da cidade de 1770, navegando até o recife de Fitzroy , com os mil dos peixes e dos chorales multiform, cuja na lagoa interna é possível ser nadado ou ser mergulhado no âmbito de colorido hallucinating; o parque nacional Dorigo, em Austrália, com montanhas bonitas, uma vegetação subtropical densa e uma fauna exótica (pássaros, marsupial e répteis); a cidade do banho de adoptivo (Austrália), com suas praias cercadas por montes e por dunas (entre eles praia de Elizabeth e cabo Hawke); o parque nacional Urewera, no console do norte de Nova Zelândia, com sua floresta virgem extensiva; e a cidade de Rotorua (Nova Zelândia), ao lado da reserva térmica do vale de Waimangu. Além, o turista poderá ser surpreendido pela beleza das cidades australianas principais: Sydney, Melbourne, Adelaide e Canberra; assim como para visitar as cidades neozelandesas de Auckland e de Wellington.

População


A população da Oceania é de, aproximadamente, 32 milhões de habitantes. cerca de 75% desta população habita em cidades (urbana), enquanto somente 25 % mora na zona rural. Se constitui de caucasianos, aborígenes e asiáticos, sendo o grupo dos caucasianos predominante em todo o continente devido ao processo de colonização, bastante tardio por sinal. A colonização da Oceania se iniciou de fato, apenas em 1779 quando os presos ingleses começaram a ser enviados ao local para cumprir suas penas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

História


Durante os Períodos Glaciais, Austrália, Nova Guiné e Tasmânia eram ligadas por pontes terrestres, formando um único continente, conhecido como Sahul. Os australóides, primeiro povo a habitar a região, eram os antepassados dos atuais papuias e dos aborígenes australianos, que devem ter chegado a Sahul há 60 000 anos. A seguinte onda significativa de emigrantes só aconteceu em 6000 a.C., quando povos austronésios se espalharam pelas filipinas e Índias Orientais e misturaram-se com os nativos australóides,originando a heterogênea população da Melanésia. Por volta de 1500 a.C.,os austronésios, os maiores navegantes da pré-história, chegaram às Fiji e, pouco depois, à Samoa, ponto de partida para a posterior expansão polinésia para o Pacífico Oriental, acabando na ocupação de ilhas tão distantes como o Havaí e a Nova Zelândia.

Política


●Palau: É uma república democrática em que os poderes executivo e legislativo são escolhidos por eleições diretas. O presidente, que é ao mesmo tempo chefe de estado e de governo, e o vice-presidente são eleitos separadamente para mandatos de 4 anos. O Congresso Nacional de Palau (Olbiil era Kelulau) consiste em duas câmaras, o Senado e a Câmara dos Delegados. O Senado é composto por nove membros eleitos por todos os eleitores, enquanto a Câmara dos Delegados tem 16 membros, um para cada estado. Os deputados são eleitos para mandatos de 4 anos. Cada estado elege ainda o seu governador e a sua legislatura.


●Kiribati: O Parlamento de Kiribati, chamado Maneaba ni Maungatabu, é eleito de quatro em quatro anos e consiste de 42 representantes. Maneba é também o nome dado às casas de reuniões em todas as comunidades locais. O presidente é ao mesmo tempo chefe de estado e chefe de governo, e tem a designação de te Beretitenti (pronuncia-se te peresitensi).

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Aspectos Culturais


- Costumes
● Os neo-zelandeses, em geral, cuidam muito de seus lares. Não costumam ser alugados, pelo qual gastam muito tempo e dinheiro em mante-los em bom estado e embeleza-los.
● Curtir um final de semana na praia, acompanhar uma partida de rúgbi ou simplesmente ir ao pub tomar uma cerveja estão entre os principais passetempos dos australianos. Abençoados com um clima ensolarado e cercados por mar, todas atividades que envolvem o contato com a natureza são comuns na Austrália.
● Os tonganeses são de uma beleza física excepcional. Formam um grupo homogêneo com idioma próprio. Casamentos e funerais são os máximos acontecimentos. A dança é uma expressão artística, para festas e atos oficiais.

- Religião
Com relação a religião, a maioria é formada por cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).

- Artesanato
Na Austrália tem as pinturas e peças de artesanato realizadas pelos aborígenes. Para além de pinturas contemporâneas, podem adquirir-se os clássicos didgeridoos, instrumentos cerimoniosos, bumerangues, esculturas de madeira, peças feitas com fogo, artigos confeccionados com fibras vegetais, tecidos e cerâmica.

- Gastronomia
● Tonga: Quase todos os pratos típicos se baseiam no taro, um planta que se come em todas as ilhas, tubérculos de diferentes tipos (como a mandioca), coco, frutas tropicais, porco, frango e, claro, peixe. A cozinha tem muita influência chinesa, com sabores agridoces e picantes. Existe um prato típico, o umu, que se cozinha todos os domingos e que consiste em introduzir tubérculos, carne e peixe envolvidos em folhas de bananeira num buraco no chão, cobrindo-se depois com pedras muito quentes.
● Na Austrália e Nova Zelândia, a dieta é similar à inglesa. Costeletas e bifes fazem parte do café da manhã. Também existem muitos frutos do mar. Uma das iguarias da Nova Zelândia são as toheroas, que lembram mariscos. Tortas e pratos de arroz doce são sobremesas típicas.

- Roupas
Nas regiões tropicais as roupas leves (fibras naturais) podem ser usadas o ano todo. Nas regiões temperadas do sul, os verões variam de tépidos a quentes, e roupas leves podem ser usadas durante o dia, porém é bom ter sempre uma blusa de frio, pois as noites podem ser mais frescas. Para os invernos do sul são aconselháveis suéteres, um paletó ou casaco leve e roupas mais quentes em geral. Os australianos vestem-se informalmente, mas para ocasiões especiais, como reuniões comerciais, teatros e jantares em restaurantes finos, os homens podem precisar de um paletó e gravata ou terno, e as mulheres de um vestido mais formal. A maior parte do tempo valem as roupas leves e confortáveis.

Economia


A economia da Oceania é bem diversificada. Enquanto os países desenvolvidos (Austrália e Nova Zelândia) destacam-se pela fabricação de produtos industrializados e tecnologia, as outras ilhas da Oceania são dependentes da produção de gêneros agrícolas.

A economia das ilhas do Pacífico é essencialmente agrícola, pesqueira e de exportação de matérias-primas. Ao lado das plantações de subsistência existem as monoculturas de exportação (principalmente o coco). A Austrália lidera a exportação mundial de lã. A criação de ovelhas e carneiros também é a principal atividade agropecuária da Nova Zelândia. Em Papua Nova Guiné, Fiji e Ilhas Salomão, a mineração de ouro e de cobre é uma importante fonte de riqueza.

Curiosidades


- Maior teatro do mundo
Apesar do edifício do Congresso Nacional de Pequim ter acomodações para 10 mil pessoas e ser usado também para representações teatrais, o maior teatro do mundo é o Perth Entertainment Center, construído especial para esta finalidade, na cidade de Perth, Austrália. Pode acomodar 8.500 pessoas. Seu palco principal mede 21,3 metros de largura. É nele que, anualmente, realiza-se um festival de arte, com duração de cinco semanas, que atrai grandes talentos da dramaturgia, música, balé e cinema.

- Oceania tinha agricultura há 7.000 anos atrás
Eles nunca construíram pirâmides e nunca escreveram em tabletes de argila. Têm uma organização social tão rudimentar que costumam ser retratados no Ocidente como o arquétipo do povo primitivo. Mas os papuanos, nativos de Papua-Nova Guiné, merecem bem mais consideração. Afinal, eles inventaram a agricultura, 7.000 anos atrás. E podem ter dado ao mundo a banana.

- Ilhas Kiribati
O território ocupa vasta extensão do centro-norte do oceano Pacífico e estende-se dos dois lados da Linha Internacional da Data. Portanto, a República é dividida quase ao meio pela Linha Internacional da Data, o que faz com que, pela convenção mundial, parte do país amanheça em um dia, enquanto a outra metade desperta, no mesmo instante, no dia seguinte. Por exemplo: quando é manhã de domingo na capital Bairiki, ainda é manhã de sábado no leste do país.